A importância do estudo da discalculia em cursos de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.47518/rf.v3i3.36Resumo
A dificuldade de aprendizagem ainda é uma realidade presente no âmbito escolar, principalmente no que se refere à disciplina de matemática. Nesse sentido, é preciso ter uma percepção de que essa dificuldade pode ser um transtorno de aprendizagem e é pelo conhecimento que será possível identificá-la. Esse trabalho tem como objetivo investigar por meio de metodologia exploratória o conhecimento e a percepção dos docentes do 6° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Macaé no que tange à discalculia, além de analisar a matriz curricular de licenciatura em matemática, de instituições públicas e privadas no ensino superior com o intuito de averiguar se a discalculia contempla, de alguma forma, o currículo dos futuros professores. O estudo apresenta, por meio de levantamento bibliográfico, a conceitualização, as características, as metodologias psicopedagógicas essenciais sobre a discalculia e possíveis estratégias para a inclusão em sala de aula. Espera-se que essa pesquisa possa fomentar a importância da formação dos futuros professores diante da discalculia, como também de compreender a relevância no desenvolvimento de um trabalho com estudantes discalcúlicos para que possam progredir tanto na aprendizagem escolar, quanto na autoestima.