https://revistaeletronica.macae.rj.gov.br/index.php/femass/issue/feedRevista Femass2024-12-19T23:20:26+00:00Andrea Giglio Bottinorevistafemass@macae.rj.gov.brOpen Journal Systems<p><em>Revista Femass</em> é uma publicação multidisciplinar com periodicidade semestral publicada pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos</p>https://revistaeletronica.macae.rj.gov.br/index.php/femass/article/view/188Filosofia da Educação2024-09-21T03:00:04+00:00Andréa Giglio Bottinoagbottino@gmail.comYasmin de Souza Medeirosyasminmedeiros98@gmail.com2024-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Femasshttps://revistaeletronica.macae.rj.gov.br/index.php/femass/article/view/189Conversando sobre Laboratórios para o Ensino e Aprendizagem de Matemática2024-09-25T15:48:38+00:00Ana Maria Martensen Roland Kaleffanakaleff@id.uff.br<p>Na presente narrativa, são apresentados vários tipos importantes de laboratórios para o ensino e a aprendizagem de Matemática tanto para a formação do futuro professor, quanto para a formação continuada de licenciados em Matemática e pedagogos. Inicialmente, é enfocada a fundamentação teórica, sob a perspectiva da Educação Matemática, que embasou a atuação da autora junto aos cursos de Licenciatura e de formação continuada de professores de Matemática, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Relata-se sobre os tipos de laboratórios geralmente encontrados no âmbito educacional: Laboratório de Matemática, Laboratório de Educação Matemática e Laboratório <em>Make. </em>Este é interligado a um tipo especial denominado de Laboratório <em>Maker</em> Sustentável e, como exemplos, são apresentados dois ambientes que foram fundados pela autora e estiveram sob sua coordenação acadêmica.</p>2024-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Femasshttps://revistaeletronica.macae.rj.gov.br/index.php/femass/article/view/194Estratégias Pedagógicas Inclusivas2024-12-04T18:45:18+00:00Andréa Giglio Bottinoagbottino@gmail.comIpsem Andrade de Amorimipsem73@gmail.com<p>Este estudo investigou estratégias pedagógicas inclusivas para ensinar a operação de divisão a um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de ensino médio em Macaé/RJ. O trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, descritiva, combinada com pesquisa-ação, analisando as dificuldades do discente e aplicando recursos específicos como cartas de baralho, simuladores interativos e tabuadas ao longo de dez encontros. Os resultados indicaram evolução na compreensão da operação de divisão, reforçando a relevância de práticas pedagógicas personalizadas e ambientes acolhedores para promover a inclusão escolar. Este estudo sugere que a aplicação de estratégias adaptadas pode contribuir para o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com necessidades específicas, sendo útil em contextos semelhantes.</p>2024-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Femasshttps://revistaeletronica.macae.rj.gov.br/index.php/femass/article/view/195A Eficácia das Metodologias Ativas no Ensino Médio2024-12-13T17:54:59+00:00Isabela Cristina da Silveira e Silva Rangelisabelacssrangel@gmail.comThayná Leite de Oliveira Castilho Campeãothay.leiteo16@gmail.comIpsem Andrade de Amorimipsem73@gmail.com<p>O uso exclusivo de metodologias tradicionais nas aulas de Matemática pode gerar dificuldades significativas e falta de compreensão por parte dos alunos em relação aos conteúdos abordados. Esse cenário muitas vezes resulta em desinteresse e baixo rendimento acadêmico. Para superar tais desafios, a implementação de Metodologias Ativas surge como uma estratégia diversificada para atender às variadas necessidades de aprendizagem, promovendo maior engajamento dos estudantes. Este estudo, realizado em um Colégio Público de Ensino Médio em Macaé, investigou a aplicação de Metodologias Ativas e seus impactos no ensino e aprendizagem de Matemática. Utilizando abordagens quantitativas e qualitativas, a pesquisa incluiu questionários aplicados a professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os resultados indicaram que as Metodologias Ativas contribuem para maior interação e compreensão dos conteúdos, além de estimular o pensamento crítico. No entanto, também foi evidenciada a necessidade de maior frequência na adoção dessas práticas, apontando para a importância de capacitações específicas para professores.</p>2024-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Femasshttps://revistaeletronica.macae.rj.gov.br/index.php/femass/article/view/193Entre a Educação e a Organização2024-10-18T02:21:39+00:00Silvina Julia Fernándezsilvinajf@gmail.com<p>Esse ensaio teórico tem como objetivo trazer algumas reflexões suscitadas a partir do cotidiano da gestão escolar priorizando o diálogo com algumas categorias surgidas do estudo de um clássico, como Merton (1978), em especial, no seu livro “Estrutura burocrática e personalidade”. Embora a Educação seja uma ação social racional orientada a valores, a paulatina institucionalização da escola de massas foi exigindo que a ação educativa se tornasse uma ação instrumental, mais vinculada uma racionalidade técnico-funcional. Com isso, as escolas – e os seus funcionários – foram também se burocratizando e trazendo algumas tensões para a realização dos fins educacionais que, no texto, são analisadas a partir de alguns casos significativos. Como resultante, chamamos a atenção à necessidade de repensarmos a burocracia escolar, buscando reorientar a ação escolar para as finalidades educacionais, a fim de tornar a escola um espaço em que os valores democráticos possam ser experienciados por todos.</p>2024-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Femass