Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaçamento 1,5; fonte Arial ou Times New Roman, 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

    1. SEÇÕES PARA SUBMISSÃO:

Nota Técnica: é um trabalho sumário podendo constituir-se de apresentação de resultados ainda parciais de pesquisa ou considerações técnicas sobre aspectos pouco explorados em relação à temática proposta pelo Boletim, devendo conter, no máximo, 5000 palavras. 

Artigo original: resultado de investigação empírica que possa ser generalizado ou replicado. O texto deve conter, no máximo, 6.000 palavras.

Ensaio: análise crítica sobre tema específico de relevância e interesse para a conjuntura das políticas públicas. O texto deve conter, no máximo, 7.000 palavras.

Revisão sistemática ou integrativa: revisões críticas da literatura sobre o tema. A revisão sistemática sintetiza rigorosamente pesquisas relacionadas com uma questão. A integrativa fornece informações mais amplas sobre o assunto. O texto deve conter, no máximo, 8.000 palavras.

Artigo de opinião: é um artigo elaborado com vistas à divulgação de opinião de especialista, baseado em fundamentações teóricas que discutam algum aspecto da temática proposta do Boletim, devendo conter tamanho máximo de 7.000 palavras

Relato de experiência: descrição de experiências que abordem contribuições relevantes para o tema da Edição do Boletim, contendo até 5.000 palavras.

Resenha: resenhas de livros de interesse para a área temática da edição do Boletim. Os textos deverão apresentar uma visão geral do conteúdo da obra, devendo conter até 1.200 palavras. 

Editorial: será de responsabilidade dos editores chefes ou dos editores convidados, devendo conter até 4.000 palavras.

     2. NORMAS PARA SUBMISSÃO:

O texto a ser submetido deve ser inédito e original, em quaisquer veículos de divulgação. Os autores devem declarar essa condição no processo de submissão;

O texto deverá estar escrito em língua portuguesa;

O número máximo de autores permitido por trabalho até oito;

Não é cobrado taxas para submissão e avaliação de artigos;

Em todas as seções de submissão (item 1), o número máximo de palavras inclui apenas o corpo do artigo e referências; não estando incluídos título, resumo, palavras-chave, tabelas, quadros, figuras e gráficos;

Ética em Pesquisa:

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo, direta ou indiretamente, seres humanos, está condicionada ao cumprimento dos requisitos estabelecidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013), da Associação Médica Mundial, além do atendimento às legislações e normas específicas (quando houver) do país, nas quais a pesquisa foi realizada.
 
Os autores devem informar o protocolo de aprovação em Comitê de Ética quando pertinente. Essa informação deverá constituir o último parágrafo da seção Métodos  do artigo.

O Conselho Editorial do Boletim Ciência Macaé guarda o direito de solicitar informações complementares sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa, sob pena de não aceite para publicação.

Fontes de Financiamento: os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, para a realização do estudo. Essa informação desse ser inserida no processo de submissão;
 
Conflito de Interesse: os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, para a realização do estudo. Essa informação desse ser inserida no processo de submissão;

Colaboradores: os autores devem especificar quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo. Destacando que os colaboradores devem seguir alguns critérios para o reconhecimento da autoria: I. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; II. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; III. Aprovação final da versão a ser publicada; IV. Ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra. Essa informação desse ser inserida no processo de submissão;

Agradecimentos: os autores podem declarar possíveis agradecimentos a instituições ou pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização do estudo. Também podem ser realizadas menções as pessoas que contribuíram com o estudo, contudo não preencheram os critérios para serem coautores;

Indicação de potenciais pareceristas:
 Durante o processo de submissão do trabalho, os autores, deverão indicar o nome completo, e-mail e a instituição de dois potenciais pareceristas;

Todos os autores dos artigos aceitos para publicação serão inseridos no banco de pareceristas do Boletim Ciência Macaé, para avaliarem artigos submetidos à temática do artigo publicado;

Todos os autores deverão possuir o registro do ORCID (https://orcid.org/). Não serão aceitos autores sem registro;

Folha de rosto:
 deve ser anexada em documento separado no processo de submissão, deverá conter as seguintes informações: título do trabalho, nome (s) e ORCID (https://orcid.org/) do (s) autor (es), e-mail, titulação e principal atividade exercida (ver modelo em Apêndice I. O modelo editável está disponível na página do Boletim Ciência Macaé. Acesse: http://www.macae.rj.gov.br/bcm/conteudo/titulo/normas-para-publicacao).

Termo de cessão de autoria:
 Deve ser anexado em documento separado no processo de submissão, devidamente preenchido e assinado por todos os autores do trabalho (ver modelo em Apêndice II. O modelo editável está disponível na página do Boletim Ciência Macaé. Acesse: (http://www.macae.rj.gov.br/bcm/conteudo/titulo/normas-para-publicacao);

Manuscrito Completo:
 O artigo completo deve estar de acordo com a formatação apresentada no item 2.6 e ao ser submetido por meio do sistema eletrônico, o autor deve retirar todas as identificações de autoria do texto completo do manuscrito que seguirá para avaliação às cegas dos pareceristas. As informações autorais ficarão descritas na folha de rosto e no sistema. Manuscritos com informações autorais não serão aceitos (ver modelo em Apêndice III. O modelo editável está disponível na página do Boletim Ciência Macaé. Acesse: http://www.macae.rj.gov.br/bcm/conteudo/titulo/normas-para-publicacao).

Submissão:
 Enviar os documentos solicitados e o artigo de acordo com a formatação apresentada no item 2.6, por meio do link: https://forms.gle/G1AxGyGmrpYoUBkM6

O contato com o Boletim Ciência Macaé é feito único e exclusivamente pelo e-mail da secretaria do Boletim: boletimcienciamacae@gmail.com

FORMATAÇÃO PARA SUBMISSÃO:

Na redação do manuscrito os autores deverão seguir as seguintes orientações:

O trabalho deverá ser formatado em arquivo “DOC” ou “DOCX”, contendo os parágrafos justificados, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5 (os autores devem utilizar o modelo editável disponível na página do Boletim Ciência Macaé. Acesse: http://www.macae.rj.gov.br/bcm/conteudo/titulo/normas-para-publicacao).

As margens deverão estar dentro das seguintes especificações: superior: 2,5 cm; inferior: 2,5 cm; direita: 3 cm; esquerda: 3 cm (os autores devem utilizar o modelo em Apêndice III);

O número de caracteres deve seguir as recomendações supracitadas de acordo com o tipo de estudo submetido conforme item 1;

As notas de rodapé e citações devem ser utilizadas com cautela, destinando-se somente a informações adicionais ou esclarecimentos adicionais que não possam estar incluídos no texto;

Para as seções Artigo original, Revisão sistemática ou integrativa e Relato de experiência os autores deverão incluir os itens título, resumo e o corpo do texto. O corpo do texto deverá ser organizado nos seguintes tópicos: Introdução, Materiais e métodos, Resultados, Discussão, Considerações finais e Referências  Bibliográficas. Já as demais categorias não requerem a inclusão de resumo e deverão adotar organização textual coerente com a abordagem do autor;

Título: deverá expressar claramente o conteúdo do texto em português e inglês;

Resumo/Abstract: o resumo/abstract será não-estruturado, em português e inglês, e deverá conter até 250 palavras assim organizado: Introdução, Objetivo, Materiais e métodos, Resultados e Considerações finais;

Palavras-chave/ Keywords: Deverão ser incluídas de três a cinco palavras-chave, iniciadas por letra maiúscula e separadas por ponto- vírgula. Essa informação deverá ser colocada após o resumo/abstract;

Elementos gráficos:

Serão aceitos no máximo 5 ilustrações, compreendendo tabelas, quadros, gráficos, figuras, organogramas, fluxogramas, fotos, desenhos e mapas que deverão vir em formato editável e em alta qualidade de imagem;

As ilustrações devem ser numeradas em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto e devem ser incluídas no corpo do texto;

As ilustrações podem ter até 19 cm de largura, com fonte entre 12 e 9 de tamanho;

Todas as ilustrações devem possuir fonte, incluídos aquelas elaboradas pelos autores. Observar as normas da ABNT no link: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/i_cap_04.htm;

As imagens (coloridas e/ou em preto e branco) devem ser em alta resolução (a partir de 300 dpi).

Referências Bibliográficas:

As referências devem obedecer às normas da ABNT. Em caso de dúvidas consulte as normas da ABNT no link: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/i_modelos.htm;

As referências deverão ser apresentadas de forma completa e correta. A revisão e a autenticidade das informações contidas na lista de referências são de responsabilidade dos autores;

Caso os autores tenham utilizado algum software de gerenciamento de referências bibliográficas (por exemplo: EndNote, Zotero, Mendeley), os autores deverão converter as referências para texto.


DISPOSIÇÕES GERAIS:

Após o recebimento do parecer, o retorno do autor com a revisão deverá ser realizado em até 15 dias corridos;

A publicação dos textos não implicará remuneração aos autores;

Cabe à comissão organizadora e aos editores a definição de casos omissos a esse edital.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.