GERAÇÃO DE CONTEÚDO INFORMATIVO EM LIBRAS PARA COMUNIDADE SURDA EM MEIO À PANDEMIA POR COVID-19

Autores

  • Felipe Giraud Moraes Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé,
  • Maysa Franco Zampa Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé

Palavras-chave:

Surdez, Libras, Conteúdo Digital, Inclusão, Pandemia

Resumo

Partindo-se da necessidade de um tratamento diferenciado à educação voltada para o estudante surdo e estimulado pela concretização dos princípios constitucionais da inclusão social e da dignidade humana, este relato de experiência aborda a produção de conteúdo informativo que engloba as questões atuais de saúde em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus e questões relativas ao enfrentamento dessa emergência de saúde pública, postado em mídia digital com vídeos interpretados em Libras. A produção dessa mídia digital voltada ao estudante surdo é uma ação que fortalece a sua inclusão na medida em que se preocupa em oferecer material com informação atualizada e de qualidade, elaborado em língua específica dessa comunidade (Libras). O projeto extensionista relatado aqui baseia-se no desenvolvimento de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e apoiada na metodologia de pesquisa-ação, contendo as seguintes fases metodológicas: i) elaboração do conteúdo, tanto com relação aos conceitos e explicações a serem contemplados bem como à criação de imagens ou busca de imagens já existentes; ii) filmagem da interpretação em Libras do conteúdo; iii) edição dos vídeos; iv) postagens em conta Instagram do Projeto (@conteudodigitalemlibras). Acreditamos que, com a iniciativa deste projeto está sendo possível não apenas minimizar o impacto quanto à desigualdade social da saúde pública X acessibilidade na comunicação para a comunidade surda, como também a mudança de perspectiva relacionada à aquisição do conhecimento científico presente no conjunto das informações transmitidas em Libras à comunidade escolar que tiver acesso ao material.

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Publicado

25/03/2024