O REFLEXO DA PANDEMIA COVID-19 NA SAÚDE EMOCIONAL DE PROFESSORAS

Autores

  • Thereza Cristina Reis de Oliveira Prefeitura Municipal de Macaé
  • Vanessa Dórea de Oliveira Centro de Referência de Assistência Social da Bahia

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Professora, Saúde emocional

Resumo

Este estudo descritivo, na forma de relato de experiência, tem como objetivo apresentar a situação vivida por professoras de escola da rede pública municipal, na cidade de Macaé, situada na Região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, destacando as condições emocionais mediante as mudanças comportamentais impostas pela pandemia. Esta análise efetivou-se no período entre os meses de março e agosto de 2020, durante os primeiros cinco meses da pandemia causada pela Covid-19 no Brasil, onde se instaurou como medida de controle do avanço do vírus o distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. A pesquisa, de base qualitativa e metodologia interrogativa, busca interface entre o estudo neurocientífico das emoções humanas e a prática docente, com o intuito de discorrer sobre as condições emocionais das profissionais mediante um quadro social de incerteza, estresse e medo. A partir da relevância da realidade observada, o artigo objetiva discutir a respeito das condições de trabalho, a adaptação do exercício pedagógico para modalidade remota, atenção dada à saúde mental das professoras e a possível influência desse conjunto na qualidade do serviço prestado à população. O estudo não se beneficia com uma conclusão fechada para os questionamentos aqui levantados em virtude da permanência do período de suspensão das aulas e distanciamento social até o término deste escrito.

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Publicado

15/04/2024