PROJETOS INTEGRADOS DE NUTRIÇÃO E FARMÁCIA EM TEMPOS DE COVID-19 – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ainá Innocencio da Silva Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus- Macaé
  • Ana Paula Menna Barreto Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé-RJ
  • Celia Cristina Diogo Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé-RJ
  • Jéssica Chaves Rivas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé-RJ
  • Juliana Tomaz Pacheco Latini Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé
  • Lismeia Raimundo Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé-RJ
  • Roberta Soares Casaes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus - Macaé RJ

Palavras-chave:

Nutrição, Farmácia, Covid-19, Extensão, Interdisciplinaridade

Resumo

Com a pandemia do novo coronavírus, observa-se que o confinamento social leva as pessoas a buscarem informações científicas na internet, onde deparam-se com fake news, prejudicando a prevenção adequada da doença. Assim, é importante utilizar essas mesmas ferramentas digitais para a realização de ações socioeducativas para propagação de dados científicos de qualidade, através de atividades de extensão virtual, com a responsabilidade de atingir positivamente a sociedade e atualizar discentes e profissionais de saúde. Considerando esses fatores, 5 projetos de extensão dos cursos de Nutrição e Farmácia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, integraram-se e idealizaram eventos on-line. O I Encontro Multiprofissional de Doenças Crônicas e Infectocontagiosas da UFRJ Macaé ocorreu de 12-28/5/2020 (7 palestras) e o I Ciclo de Palestras dos Projetos Integrados: Aplicabilidade Clínica da Fitoterapia ocorreu entre 26/5 e 18/6/2020 (5 palestras). Realizou-se avaliação qualitativa e foram apresentados o total de inscritos e participantes de cada encontro. Esse relato objetiva demonstrar a experiência do grupo interdisciplinar na idealização dos eventos, além de apresentar novas possibilidades de divulgação científica de grande alcance. Os temas foram idealizados com foco na pandemia e diante do interesse dos participantes, os principais tópicos abordados foram discutidos. Houve a participação de 26-52% dos inscritos. A avaliação qualitativa foi satisfatória. Visando ao posterior acesso às informações, as palestras foram disponibilizadas nos canais Youtube dos projetos. Observou-se rica experiência e atingimento dos objetivos propostos com a integração dos projetos e a necessidade de manter as atividades de educação continuada on-line.

Downloads

Publicado

15/04/2024