MONITORÁGUA: tecnologia para monitoramento de reservatórios de água desenvolvida por alunos da Rede Municipal de Ensino de Macaé

Autores

  • Erica de Jesus Soares Scheffel

Palavras-chave:

STEAM, Robótica Educacional, Aprendizagem Baseada em Problemas, Monitoramento de Água

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência com estudantes do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Macaé, o qual resultou no desenvolvimento de um sistema para monitoramento de reservatórios de água, constituído por um aplicativo para dispositivos móveis e um microcontrolador Arduino dotado de sensores e de módulo transmissor via Bluetooth. O projeto
STEAM teve início com o evento Hackathon Macaé Conecta, cujo desafio foi propor uma solução em benefício da sociedade, a partir da problemática gerada pela crise hídrica na bacia hidrográfica do Rio Macaé. O objetivo deste trabalho foi promover uma aprendizagem interdisciplinar baseada em problemas, ministrada por meio da Elaboração Dirigida, onde a inserção dos estudantes na tecnologia, no desenvolvimento de aplicações e na programação de computadores foi facilitada pelas plataformas
online: MIT App Inventor, Kodular e Tinkercad. As propostas surgiram em reuniões de Brainstorm, recurso este que foi utilizado nos encontros trabalhados de forma construtivista. O aplicativo para dispositivos móveis e o sistema Arduino a ser instalado no reservatório de água foram implementados, mas ajustes ainda estão sendo feitos, a fim de que o kit, batizado pelos estudantes de Monitorágua, se torne uma ferramenta eficaz a ser disponibilizada à população, contribuindo para o melhor
planejamento na utilização deste recurso vital: a água.

Arquivos adicionais

Publicado

07/05/2024