A IMPLANTAÇÃO DO USO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MACAÉ

Autores

  • Márcia Regina Viana Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ - Macaé , RJ

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde Digital, Interprofissionalidade, SUS, ESF

Resumo

O relato apresenta o Núcleo Integrado de Produção de Informações em Saúde (NIPIS) e a Plataforma de Saúde Colaborativa, constituídos por discentes e docentes do CM-UFRJ-Macaé. Foi criado perfil na rede social Facebook® para publicação de informações de Educação em Saúde elencadas a partir de demandas das unidades. Objetivos: compartilhar informações seguras e acessíveis aos usuários do SUS e aos trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde; motivar usuários a participarem na geração de conteúdos; integrar ensino e serviço ao estimular as preceptorias e tutorias à produção de conteúdos para redes de comunicação virtual. Sua execução se estruturou nas fases: criação de agenda de Rodas de Conversa com usuários da ESF Macaé, para criação de vínculos e coleta de temas de educação em saúde sugeridos durante a abordagem; planejamento de pesquisa discente, para elaboração de conteúdos em linguagem simples; criação da arte final para posterior publicação. Resultados: A primeira postagem aconteceu em 4 de dezembro de 2021. Já foram publicados 15 conteúdos abordando os temas escoliose infanto-juvenil, sarampo, importância do prontuário médico,
autoexame das mamas, HPV, prevenção de quedas no idoso, níveis de atenção à saúde, fisioterapia
respiratória infantil, surgimento da insulina, vacinação, vírus respiratórios, serviço de atenção ao idoso
e saúde do homem. A criação de espaços virtuais de educação em saúde pode contribuir para a experimentação da saúde enquanto direito e os conteúdos compartilhados irão promover emancipação
cidadã para o autocuidado e cuidado do outro.

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Publicado

07/05/2024