GaiApp: idas e vindas no desenvolvimento de um aplicativo para sustentabilidade

Autores

  • Eduardo Tavares Damas Colégio de Aplicação de Macaé
  • Lara de Carvalho Coelho Colégio de Aplicação de Macaé
  • Rickelmy Pacheco do Espírito Santo Colégio de Aplicação de Macaé
  • Vitória Dias dos Santos Colégio de Aplicação de Macaé

Palavras-chave:

metodologias ativas, hackathon, inovação, aplicativo, GaiApp

Resumo

Nas últimas décadas, vem se disseminando na educação brasileira, a utilização de metodologias ativas, práticas pedagógicas que buscam colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Uma dessas metodologias ativas é a aprendizagem por resolução de problemas, que centra o trabalho pedagógico nas soluções para situações reais da sociedade. Hackathon ou maratona de soluções é uma forma de aplicação dessa metodologia, possibilitando o incentivo ao trabalho em equipe, a inovação e a soluções tecnológicas para problemas do cotidiano. Este trabalho relata especificamente a jornada de uma das equipes que participaram do Hackathon, a Capinova, formada por alunos do Colégio de Aplicação de Macaé e que desenvolveu um aplicativo que tem como propósito incentivar os cidadãos macaenses a realizarem ações sustentáveis de forma lúdica e contínua. A equipe buscou conhecer as necessidades dos habitantes da cidade para saber a viabilidade do aplicativo e de forma simultânea
iniciou-se a elaboração do mesmo. O percurso para a criação do aplicativo se mostrou bastante difícil, embora a ideia original tenha sido muito interessante e cheia de possibilidades, não foi possível colocá-la em prática, devido a sua complexidade. A falta de tempo e a de conhecimento mais profundo sobre linguagem de programação foram fatores decisivos para o resultado alcançado. Todavia, a equipe conseguiu entregar o aplicativo possível, que pode ser o início para que a sustentabilidade se
torne algo cotidiano para Macaé.

Arquivos adicionais

Publicado

07/05/2024