Forno à energia solar: uma alternativa para utilização de energia limpa nas escolas
Palavras-chave:
educação-ambiental, forno-solar, energia limpa,, interdisciplinaridadeResumo
Considerando a complexidade dos desafios atuais, compreende-se que a utilização da ciência como mecanismo de redução dos problemas do cotidiano é um imperativo para este tempo. Assim, salienta-se a importância da promoção, sobretudo em ambientes de produção do conhecimento, de conexões entre os saberes acumulados e as contingências atuais. Nesse contexto, apresenta-se um relato parcial para a experiência da construção de um forno à energia solar, produzido por alunos e
alunas dos cursos de Automação Industrial e Meio Ambiente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé, para o projeto Hackathon Macaé Conecta. Dessa maneira, dispõe-se, após uma breve introdução sobre o campo e os sujeitos envolvidos, a fundamentação teórica que norteou o trabalho, o contexto e os problemas motivadores para o projeto, os principais desafios enfrentados, além dos materiais utilizados, processos de construção e testagem. Diante disso, conclui-se, por meio deste estudo, que a construção de um forno à energia solar, com a reutilização de materiais de longa decomposição, contribuiu para a preservação do meio ambiente, além disso, sua utilização colaborou com a diminuição de custos de energia elétrica, compra e manutenção de novos fornos microondas, assim como da otimização do tempo de intervalo dos alunos. Ademais, notou-se que o projeto corroborou a formação de uma nova consciência ambiental entre os estudantes, e que a
aplicação de conhecimentos teóricos em projetos interdisciplinares confirmou um movimento de aprendizagem significativa em suas práticas pedagógicas e, portanto, devem ser desenvolvidas e amparadas por ações individuais e políticas públicas.