Hackathon Macaé Conecta: um relato da experiência de docentes do IFF Macaé
Palavras-chave:
Hackathon, Comissão Técnica, ExperiênciaResumo
Em agosto de 2021, a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior do Município de Macaé (RJ) lançou o Hackathon Macaé Conecta, destinado a equipes de alunos do Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Superior. Além de participar de uma maratona de curta duração, as equipes melhores classificadas tiveram quatro meses, de setembro a dezembro de 2021, para aprimorar as ideias apresentadas na maratona. Desde o início, as equipes foram acompanhadas por uma Comissão Técnica, formada tanto por docentes de diferentes instituições de ensino de Macaé como por alunos de graduação. Este é um relato da experiência de três docentes do campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF) que participaram da Comissão Técnica. De forma geral, o Hackathon Macaé Conecta atingiu os objetivos propostos pelos organizadores, apresentando-se como uma proposta inovadora e de integração. Enquanto trouxe desafios de interesse público relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os participantes, propiciou aos integrantes da Comissão Técnica uma valiosa troca de experiências, além do conhecimento de novas metodologias de ensino/aprendizagem. Apesar da necessidade de mais tempo para finalização das propostas das equipes, o fato de o Hackathon Macaé Conecta aliar uma maratona de curta duração a um período subsequente de aprimoramento das ideias revelou-se uma ótima estratégia para o desenvolvimento de soluções de interesse público e para o processo de aprendizagem dos alunos envolvidos.