Ética e compliance na contemporaneidade
estudo de caso de uma holding brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47518/rf.v3i3.40Palavras-chave:
Ética. Compliance. Estágio moral.Resumo
Este artigo retrata os resultados de um estudo de caso que teve por objetivo mapear as estratégias institucionais utilizadas por uma holding, arrolada nas apurações da Operação “Lava Jato”, no tocante à restauração do capital de reputação de seu grupo empresarial, identificando os estágios de construção moral da organização estudada. O cenário contemporâneo conta com estudos e debates afetos à temática da ética empresarial, práticas morais e imorais, bem como a valorização da criação de políticas de conformidade que se destinem a coibir ações ilegais e destoantes dos interesses sociais gerenciados por agentes governamentais e privados. A presente pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa, instrumentalizada por um estudo de caso com finalidade exploratória, tendo-se como base investigativa documentos institucionais da holding pesquisada e entrevistas com colaboradores da mesma. Os dados analisados indicaram estratégias encampadas pela holding antes e após o cenário de denúncias da “Lava Jato”, indicando repertórios organizacionais presentes no estágio de formação da moral empresarial legalista e no estágio moral da corporação ética que aflora, onde as tomadas de decisões de uma empresa levam em conta as percepções e dinâmicas do mercado e sociedade em relação ao seu modelo de negócio, tal como aponta a literatura científica.