LEAN AGILE E O ALMOXARIFADO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

  • Robisom Damasceno Calado
  • Ricardo Luiz Fernandes Bella
  • Christiane Lima Barbosa
  • Wanderley Ferreira da Silva
  • Rui Árabe Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v4i1.50

Palavras-chave:

Lean Agile, 5S, DMAIC, relatório A3, Almoxarifado.

Resumo

Este artigo tem como objetivo implementar ações de uma gestão ágil e enxuta no ambiente do almoxarifado de uma Universidade Pública. No método de pesquisa aplicou-se a ferramenta do Mapeamento do Fluxo de Valor, do 5S, do 5W1H e do relatório A3 para investigar a situação atual, identificar os procedimentos internos, as práticas vigentes e estabelecer um plano de ação para futuras implementações. Como resultados obteve-se a ordenação do ambiente do almoxarifado com a devida localização e identificação dos materiais em estoque, a reativação de um banheiro destinado aos Portadores de Necessidades Especiais, a definição de métodos de controle de estoque e a identificação e descarte de materiais inservíveis. Com estas mudanças foi possível estruturar e instituir a gestão do almoxarifado bem como iniciar a cultura da medição e do controle dos itens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

12/05/2022

Como Citar

Damasceno Calado, R. ., Luiz Fernandes Bella, R. ., Lima Barbosa, C. ., Ferreira da Silva, W. ., & Árabe Saraiva, R. . (2022). LEAN AGILE E O ALMOXARIFADO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA. Revista Femass, 4(1), 06 a 25. https://doi.org/10.47518/rf.v4i1.50

Edição

Seção

Artigos