AGOSTO DOURADO E O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores/as

  • Iza Rodrigues Mello Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé
  • Nathalia Ribeiro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé
  • Beatriz do Valle Goudard Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé
  • Beatriz Graziele Thomaz Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé
  • Eduarda Vasconcelos de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé
  • Millena Alves Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé
  • Thainá Lobato Calderoni
  • Monica Feroni de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé e Prefeitura Municipal de Macaé

Palabras clave:

Alimentação materno-infantil, Aleitamento Materno, Rede social, Relações Comunidade-Instituição

Resumen

No Brasil, em agosto foi instituído o “Agosto dourado” que simboliza a luta pelo incentivo à prática do aleitamento materno. Devido a pandemia da COVID-19, o projeto de extensão X adotou o Instagram como forma principal de comunicação com a sociedade e oportunizou o mês comemorativo para incentivar o aleitamento materno. O estudo visa descrever o interesse de usuários de uma rede social sobre o tema “Aleitamento materno” durante o agosto dourado de 2020. Realizou-se um estudo de caso do perfil do projeto X no Instagram, no agosto dourado de 2020, a partir do levantamento das publicações divulgadas (posts) em seu feed, com os temas voltados ao aleitamento materno. Utilizaram-se as métricas impressões, curtidas e alcance para analisar cada post. No mês analisado, o Instagram do X publicou 32 posts sobre o tema. Em relação ao alcance, observou-se que 10.664 contas visualizaram os posts no feed do Instagram e 2.397 contas visualizaram mais de uma vez os posts, totalizando 13.061 impressões. Um total de 1.579 contas curtiram os posts. A publicação de maior alcance (n=576), impressão (n=693) e curtidas (n=79) foi “Como retirar o leite materno?”. Conclui-se que os usuários do Instagram do X no agosto dourado de 2020 apresentaram maior interesse nos eixos temáticos - “Relato de amamentação”, “Políticas públicas” e “Manejo do aleitamento materno”.

Publicado

24/04/2024