PRESENÇA DE QUADRAS ESPORTIVAS, AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MACAÉ, RJ

Auteurs

  • Cynthia Gonçalves Silva Prefeitura Municipal de Macaé
  • Ana Carolinne Bento de Oliveira Prefeitura Municipal de Macaé
  • Adriana Ribeiro Gavinho Prefeitura Municipal de Macaé
  • Geraldo Ramos Barreto Prefeitura Municipal de Macaé
  • Alfredo Manhães Prefeitura Municipal de Macaé
  • Ana Eliza Port Lourenço Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luana Silva Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés:

Serviços de Saúde Escolar, Alimentação Escolar, Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Educação Física

Résumé

O ambiente escolar tem sido enfatizado na literatura como primordial para a promoção da saúde entre os estudantes. O presente estudo visou avaliar a presença de quadra esportiva, aula de educação física e comercialização de alimentos nas dependências das escolas públicas da rede municipal de Macaé. Trata-se de estudo transversal, realizado em 2019, baseado na presença/ausência de marcadores de saúde no ambiente escolar. As escolas foram visitadas para verificar se possuíam cantinas ou comércios informais de alimentos. A presença de quadra e o percentual de estudantes com aula de educação física foram analisados via dados disponibilizados pelo próprio município. Analisou – se também a distribuição georreferenciada das escolas. Dentre as 104 escolas, 21,2 % apresentavam comercialização de alimentos e apenas 16,0% possuíam quadras, sendo a maior parte em unidades de ensino fundamental-II (p- valor<0,01). Nenhuma das escolas de educação infantil possuíam quadra esportiva ou comercialização de alimentos. Todos os estudantes matriculados no ensino fundamental- II possuíam aula de educação física e 23,0% dos estudantes da educação infantil. Observou-se que as escolas estavam concentradas no centro e litoral do município, sem tendência espacial aparente segundo os marcadores de saúde estudados. O presente estudo verificou um elevado percentual de escolas sem os marcadores positivos de saúde, o que pode comprometer a promoção da saúde e da alimentação saudável no ambiente escolar. Como o ambiente escolar é um espaço privilegiado para a construção de hábitos saudáveis, esses resultados apontam a necessidade de aprimoramento das dependências das escolas de Macaé.

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Publiée

24/04/2024