O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NA GEOMETRIA PLANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v4i1.65

Palavras-chave:

Tecnologia, Geometria plana, Software

Resumo

Este artigo é parte da monografia apresentada em 2020, tendo como tema “Proposta de uma sequência didática: a utilização do software régua e compasso no ensino de Geometria Plana nos Anos Finais do Ensino Fundamental”. O objetivo foi apresentar uma estratégia de ensino que estimule o aprendizado geométrico nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio do software Régua e Compasso, permitindo que o aluno realize construções pela tela do computador, desenvolvendo habilidades em aulas mais dinâmicas. A pesquisa teve como instrumento o questionário semiestruturado, distribuído pela plataforma Google Formulários para 125 alunos de graduação em Matemática em uma instituição pública. Na sequência, a apresentação dos resultados capturados se deu de forma quantitativa, por meio de gráficos demonstrativos. Os dados retratam a percepção dos estudantes e futuros docentes sobre a utilização de softwares matemáticos no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Os elementos capturados apontam para continuidade da pesquisa com aplicação de uma sequência didática em sala de aula. As metodologias adotadas foram a modelagem matemática, a resolução de problemas e tecnologia matemática. Destacou-se a presença da informática no ensino superior, porém, ainda pouco utilizada no Ensino Fundamental e Médio, sendo necessário investimento na formação inicial dos futuros professores de matemática e de formação continuada dos que já se encontram em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

12/05/2022

Como Citar

Couto, C. B., & Acioli dos Santos Júnior, R. (2022). O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NA GEOMETRIA PLANA. Revista Femass, 4(1), 94 a 111. https://doi.org/10.47518/rf.v4i1.65

Edição

Seção

Artigos