Uma introdução crítica à pesquisa em gestão do conhecimento e desafios da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v2i2.26

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, complexidade, dualidade/dualismo

Resumo

Desde os anos 90, há um aumento no interesse por gestão do conhecimento por parte de formuladores de políticas públicas, profissionais e acadêmicos. Em várias partes do mundo, empresas têm implementado diferentes formas de estratégia de geri-lo. Entretanto, os pressupostos básicos e os efeitos práticos destas estratégias continuam sendo questões de debate. Neste artigo, apresento uma visão geral de diferentes conceitualizações da ideia de gestão do conhecimento. Esta visão geral deriva do reconhecimento de que qualquer tentativa de conceitualizar gestão do conhecimento requer uma reflexão a respeito da própria natureza do conhecimento e de gestão. Esta reflexão proporciona a oportunidade de problematizar algumas noções e pressupostos tipicamente associados este campo de estudo, assim como a possibilidade de traçar novas direções. Neste âmbito, concluo oferecendo uma discussão sobre os desafios da complexidade para o tema.

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Biografia do Autor

Fabio Canabarra Bento, OsloMet - Oslo Metropolitan University

Doutor em Educacão pela NTNU - Norwegian University of Science and Technology, mestre em educacão internacional e comparada pela University of Oslo e bacharel em ciência política pela Unicamp. Meus principais interesses de pesquisa são aprendizado, mudanca e gestão conhecimento em organizacões. Minha atividades como professor e pesquisador focam em análise de redes de interacões, estudos de narrativas, conhecimento e gestão em sistemas complexos

Publicado

15/12/2020

Como Citar

Canabarra Bento, F. (2020). Uma introdução crítica à pesquisa em gestão do conhecimento e desafios da complexidade. Revista Femass, 2(2). https://doi.org/10.47518/rf.v2i2.26

Edição

Seção

Artigos