Uma introdução crítica à pesquisa em gestão do conhecimento e desafios da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.47518/rf.v2i2.26Palavras-chave:
gestão do conhecimento, complexidade, dualidade/dualismoResumo
Desde os anos 90, há um aumento no interesse por gestão do conhecimento por parte de formuladores de políticas públicas, profissionais e acadêmicos. Em várias partes do mundo, empresas têm implementado diferentes formas de estratégia de geri-lo. Entretanto, os pressupostos básicos e os efeitos práticos destas estratégias continuam sendo questões de debate. Neste artigo, apresento uma visão geral de diferentes conceitualizações da ideia de gestão do conhecimento. Esta visão geral deriva do reconhecimento de que qualquer tentativa de conceitualizar gestão do conhecimento requer uma reflexão a respeito da própria natureza do conhecimento e de gestão. Esta reflexão proporciona a oportunidade de problematizar algumas noções e pressupostos tipicamente associados este campo de estudo, assim como a possibilidade de traçar novas direções. Neste âmbito, concluo oferecendo uma discussão sobre os desafios da complexidade para o tema.