DISTANCIAMENTO ENTRE OS CONTEXTOS NA EDUCAÇÃO EM MACAÉ/RJ NO PERÍODO DE PANDEMIA: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.47518/rf.v6i1.80Palavras-chave:
Educação , Educação. Políticas educacionais, Pandemia, Aprendizagem, Ensino RemotoResumo
A pesquisa teve por objetivo mapear dados da educação em Macaé/RJ no período 2020-2021, a fim de compreender a realidade em sala de aula (Contexto da Prática) no período de pós-pandemia. Para isso, destacou-se alguns objetivos específicos: conhecer as legislações publicadas no período de pandemia nos âmbitos estadual e municipal (Contexto da Produção de Textos); conhecer os números de evasão e reprovação; levantar as dificuldades de aprendizagem dos alunos; compreender a distância entre as orientações legais e a compreensão da escola em relação aos textos legislativos; analisar uma amostra da Prática, em comparação com a Produção de Texto; indicar proposições à gestão pública; indicar caminhos possíveis para diminuição da distância entre a produção das legislações e prática da sala de aula. A pesquisa de campo se deu em 3 escolas da rede municipal de Macaé/RJ. O resultado aponta para o agravamento da não aprendizagem no período de pandemia, por meio do ensino remoto em leitura, escrita e matemática, principalmente nos anos iniciais. Com a promoção da qualidade pode-se possibilitar a redução de desigualdades, em médio e longo prazos, além de formação continuada, por meio da instrumentalização e aperfeiçoamento do professor, para continuidade do uso de ferramentas tecnológicas na sala de aula