A importância do estudo da discalculia em cursos de formação de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v3i3.36

Abstract

The learning disability is still a reality present in the context of school, especially with regard to the discipline of mathematics. In this sense, it is need to have a perception that this difficulty can be a disorder of learning and the knowledge that will be possible to identify it. This work has with the objective of investigating, through exploratory methodology, the knowledge and perception of 6th grade elementary school teachers in the municipal network of Macaé with regard to dyscalculia, in addition to analyzing the curricular matrix of undergraduate mathematics, from public and private institutions in higher education with the aim of find out if dyscalculia contemplates, in any way, the curriculum of future teachers. The study presents, by means of bibliographic survey, the conceptualization, as characteristics, as essential psycho-pedagogical methodologies on dyscalculia and possible goals for inclusion in the classroom. It is expected that this research can foster the importance of training future teachers in the face of dyscalculia, but also to understand a construction in the development of a work with discalclic students, so you can make so much progress in learning school and self-esteem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréa Giglio Bottino, UFRJ

Doutora em Psicologia na área de Cognição e Subjetividade, pela UFRJ (2010), Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (2004); Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pós-Graduada (Lato-Sensu) em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UCAM (2018). Pós-Graduada (Lato-Sensu) em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (1995); Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula, em Supervisão Escolar e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio do Curso de Formação de Professores (1990) e Complementação em Administração Escolar pela Universidade Gama Filho (1999); Experiência como Coordenadora durante 06 anos do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida, Campus Cabo Frio; Experiência como Professora Assistente dos Cursos de Graduação de Licenciatura em Pedagogia, História, Educação Física e Informática da Universidade Veiga de Almeida, Campus Cabo Frio; Experiência como Professora de Pós-Graduação Lato-Sensu nos Cursos de Docência para o Ensino Superior; Educação Infantil, Psicopedagogia e Orientação Educacional. Professora Titular dos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras, História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé. Experiência como Membro dos NDEs (Núcleo Docente Estruturante).
Professora Substituta nos Cursos de Licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé).
Professora da FeMASS nos Cursos de Matemática (Licenciatura); Administração; Engenharia de Produção e Sistema de Informação.
Consultora Educacional do MEC em Rede Nacional e Estadual durante a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação (PCN'S em Ação). Experiência de 19 anos como Professora na Educação Infantil; no Ensino Fundamental e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Direção e Coordenação de Creches, Escolas e Projetos Educacionais. Assessoria Pedagógica na capacitação de professores e membros da equipe técnica, contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior em diversas instituições e órgãos públicos / privados.
Experiência em educação; gestão; educação inclusiva; educação infantil; educação de jovens e adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensão de texto, leitura, linguagem escrita, habilidades linguístico-cognitivas, alfabetização, letramento, dificuldade de aprendizagem, inclusão, formação docente, prática pedagógica, didática, ludicidade, ensino e aprendizagem.

Raquel Maria Pereira Ferreira, FeMASS

Graduação em Licenciatura em Matemática na FeMASS.

Pós-graduação (em curso) em Ensino da Matemática na Faculdade Única - Instituto Prominas

Published

02/06/2021

How to Cite

Bottino, A. G., & Ferreira, R. M. P. . (2021). A importância do estudo da discalculia em cursos de formação de professores . Revista Femass, 3(3), 48-66. https://doi.org/10.47518/rf.v3i3.36