Evaluation process
O fluxo de avaliação da revista é composto por cinco (5) etapas:
1) O artigo, tão logo é submetido, passa por um processo de detecção de plágio, para fins de proteção intelectual de conteúdos previamente publicados. As checagens são feitas com o software de detecção Plagius.
2) Após esta etapa e estando o artigo adequado, o Conselho Científico confirma sua submissão tanto pelo formato e características quanto pela pertinência de sua continuidade. Em casos desta natureza, Editores(as) que possuem afinidade com a temática fazem uma avaliação preliminar, recomendando sua continuidade (ou não) no processo avaliativo. O artigo que não atender a estes requisitos não será submetido à avaliação dos pareceristas externos e os autores serão comunicados dessa decisão por e-mail do editor, contendo as razões para o não encaminhamento.
3) Após a validação nesta etapa, dois pareceristas anônimos (double-blind review) alinhados à temática do estudo e que não possuam proximidade regional ou institucional com a autoria do artigo são designados para avaliação, de acordo com o formulário de avaliação contendo um conjunto de itens que devem ser observados e são norteadores na análise de pertinência e viabilidade.
4) Com os pareceres designados, após o prazo solicitado para sua emissão, o Conselho Científico comunica sua decisão, considerando o conteúdo e o julgamento realizado. Em caso de discrepância ou pareceres com orientações distintas, um terceiro parecerista é acionado para emitir novo parecer. Após esta decisão, cabe ao Conselho Científico proferir decisão considerando a análise dos pareceres.
5) O Conselho Científico tem a decisão final de aprovação (ou não) do artigo enviando-o às etapas seguintes, visando ao seu aperfeiçoamento e `às adaptações para aprovação e publicação final.
O autor é imediatamente comunicado da decisão, recebendo a síntese dos pareceres quando o parecer indicar "não recomendação". Em caso de "recomendação com solicitação de ajustes", uma síntese dos pareceres é encaminhada ao autor. Depois de atendidas as solicitações de alteração estabelecidas pelos pareceristas, o artigo é revisado pelo Conselho Científico e passa ao processo editorial nas diferentes etapas previstas. Todo processo de comunicação com os autores é feito eletronicamente.