O uso de balanças como recurso manipulativo para o ensino de equações em uma escola pública do município de Macaé
DOI:
https://doi.org/10.47518/rf.v9i1.201Palavras-chave:
Equações; Uso de Balanças; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas; Ensino-aprendizagem.Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar o uso de balanças como recurso didático no ensino de equações em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais, em uma escola localizada no município de Macaé. A pesquisa busca explorar de que modo a representação física das equações, por meio do uso de balanças, pode favorecer a compreensão de conceitos algébricos e proporcionar uma abordagem concreta para a resolução de problemas matemáticos. Fundamentada em uma metodologia de ensino baseada na Modelagem Matemática e na Resolução de Problemas, esta investigação procura avaliar a eficácia dessa prática pedagógica na compreensão de conceitos avançados, como a fatoração de expressões algébricas do segundo grau e sua associação com produtos notáveis. Os principais referenciais teóricos que embasam a pesquisa incluem as contribuições de Bruner, Castro, Bassanezi e Vergnaud, cujas teorias auxiliam na compreensão dos processos de aprendizagem e na aplicação de recursos manipulativos no ensino da álgebra. Os resultados preliminares indicam que o uso de balanças como ferramenta pedagógica contribui significativamente para o entendimento dos conceitos de igualdade e equivalência, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades analíticas por parte dos estudantes. Esta pesquisa oferece implicações relevantes para as práticas pedagógicas, ao propor uma abordagem visual e interativa no ensino de álgebra, ressaltando a importância de recursos manipulativos no processo de ensino-aprendizagem e sugerindo caminhos para o aprimoramento da compreensão conceitual de tópicos algébricos complexos.