Talking about Labs for Teaching and Learning Mathematics

Authors

  • Ana Maria Martensen Roland Kaleff Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v8i1.189

Keywords:

Mathematics Education Laboratory; Handmade teaching resources. Sustainable Maker Laboratory

Abstract

Na presente narrativa, são apresentados vários tipos importantes de laboratórios para o ensino e a aprendizagem de Matemática tanto para a formação do futuro professor, quanto para a formação continuada de licenciados em Matemática e pedagogos. Inicialmente, é enfocada a fundamentação teórica, sob a perspectiva da Educação Matemática, que embasou a atuação da autora junto aos cursos de Licenciatura e de formação continuada de professores de Matemática, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Relata-se sobre os tipos de laboratórios geralmente encontrados no âmbito educacional: Laboratório de Matemática, Laboratório de Educação Matemática e Laboratório Make. Este é interligado a um tipo especial denominado de Laboratório Maker Sustentável e, como exemplos, são apresentados dois ambientes que foram fundados pela autora e estiveram sob sua coordenação acadêmica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

19/12/2024

How to Cite

Kaleff, A. M. M. R. (2024). Talking about Labs for Teaching and Learning Mathematics. Revista Femass, 8(1). https://doi.org/10.47518/rf.v8i1.189