O uso do Algeplan como ferramenta pedagógica na abordagem de produtos notáveis no oitavo ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v9i1.207

Palavras-chave:

Algeplan, produtos notáveis, ensino de álgebra, ensino fundamental.

Resumo

O ensino de álgebra apresenta desafios significativos, especialmente ao tratar de tópicos como produtos notáveis. Este estudo investigou o uso do Algeplan, uma ferramenta pedagógica que combina conceitos algébricos e geométricos, para melhorar a compreensão dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre esses conceitos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular e seguiu uma abordagem qualitativa, com atividades práticas e uma oficina pedagógica utilizando o Algeplan. A primeira etapa consistiu em um diagnóstico de conhecimentos prévios dos alunos, seguido da implementação da ferramenta no processo de ensino. Os resultados indicaram que o Algeplan contribuiu positivamente para a compreensão dos produtos notáveis, especialmente ao permitir que os alunos visualizassem os conceitos de forma mais concreta e intuitiva. A ferramenta foi eficaz ao tornar o aprendizado mais interativo e acessível, oferecendo uma alternativa ao método tradicional, que muitas vezes é abstrato e difícil de entender. Além disso, o uso do Algeplan promoveu o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a resolução de problemas e o raciocínio lógico. Conclui-se que o Algeplan pode ser uma ferramenta valiosa no ensino de álgebra, alinhando-se aos princípios da BNCC e oferecendo uma metodologia inclusiva e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

12/12/2025

Como Citar

Rangel, I. C. da S. e S. ., Pereira, E. X. ., & Brum, T. de A. (2025). O uso do Algeplan como ferramenta pedagógica na abordagem de produtos notáveis no oitavo ano do ensino fundamental. Revista Femass, 9(1). https://doi.org/10.47518/rf.v9i1.207

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.