Gerir emoções no jardim de infância por meio da literatura infantil:
uma proposta pedagógica a partir da leitura de Onde Vivem Os Monstros, de Maurice Sendak
DOI:
https://doi.org/10.47518/rf.v2i2.14Palavras-chave:
Literatura Infantil, Educação Emocional, Educação Pré-escolarResumo
O desenvolvimento emocional da criança é um dos fatores decisivos para a construção da sua identidade, pelo que quanto mais a criança conseguir identificar e distinguir emoções, exteriorizá-las e regulá-las, mais facilmente se transformará num indivíduo equilibrado e com boa capacidade relacional. O educador de infância deve para isso auxiliar as crianças na construção desse processo identitário e de relação com a alteridade, devendo promover atividades adequadas e estimulantes que proporcionem o seu desenvolvimento emocional. Nesse sentido, pretende-se, na presente comunicação, dar conta de um projeto de investigação-ação, implementado em contexto pré-escolar, e que teve como recurso pedagógico privilegiado o livro de qualidade estética e literária. Os resultados obtidos permitir-nos-ão retirar ilações sobre o projeto implementado e o contributo imediato que o mesmo implicou em termos do desenvolvimento holístico da criança.