Gerir emoções no jardim de infância por meio da literatura infantil:

uma proposta pedagógica a partir da leitura de Onde Vivem Os Monstros, de Maurice Sendak

Autores

  • Teresa Mendes Instituto Politécnico de Portalegre
  • Paula Mota Jardim-de-Infância Obra de Santa Zita

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v2i2.14

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Educação Emocional, Educação Pré-escolar

Resumo

O desenvolvimento emocional da criança é um dos fatores decisivos para a construção da sua identidade, pelo que quanto mais a criança conseguir identificar e distinguir emoções, exteriorizá-las e regulá-las, mais facilmente se transformará num indivíduo equilibrado e com boa capacidade relacional. O educador de infância deve para isso auxiliar as crianças na construção desse processo identitário e de relação com a alteridade, devendo promover atividades adequadas e estimulantes que proporcionem o seu desenvolvimento emocional. Nesse sentido, pretende-se, na presente comunicação, dar conta de um projeto de investigação-ação, implementado em contexto pré-escolar, e que teve como recurso pedagógico privilegiado o livro de qualidade estética e literária. Os resultados obtidos permitir-nos-ão retirar ilações sobre o projeto implementado e o contributo imediato que o mesmo implicou em termos do desenvolvimento holístico da criança.

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Biografia do Autor

Teresa Mendes, Instituto Politécnico de Portalegre

Doutora em Estudos Literários (Universidade de Lisboa, Portugal) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Paula Mota, Jardim-de-Infância Obra de Santa Zita

Mestre em educação pré-escolar pelo Instituto Politécnico de Portalegre

Publicado

15/12/2020

Como Citar

Mendes, T., & Mota, P. (2020). Gerir emoções no jardim de infância por meio da literatura infantil:: uma proposta pedagógica a partir da leitura de Onde Vivem Os Monstros, de Maurice Sendak. Revista Femass, 2(2). https://doi.org/10.47518/rf.v2i2.14

Edição

Seção

Artigos