Estratégias Pedagógicas Inclusivas

Ensinando Divisão a um Estudante com Autismo

Autores

  • Andréa Giglio Bottino Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Ipsem Andrade de Amorim Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v8i1.194

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão Escolar, Estratégias Pedagógicas, Aprendizagem Matemática, Ensino Individualizado

Resumo

Este estudo investigou estratégias pedagógicas inclusivas para ensinar a operação de divisão a um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de ensino médio em Macaé/RJ. O trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, descritiva, combinada com pesquisa-ação, analisando as dificuldades do discente e aplicando recursos específicos como cartas de baralho, simuladores interativos e tabuadas ao longo de dez encontros. Os resultados indicaram evolução na compreensão da operação de divisão, reforçando a relevância de práticas pedagógicas personalizadas e ambientes acolhedores para promover a inclusão escolar. Este estudo sugere que a aplicação de estratégias adaptadas pode contribuir para o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com necessidades específicas, sendo útil em contextos semelhantes.

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Publicado

19/12/2024

Como Citar

Bottino, A. G. ., & Amorim, I. A. de . (2024). Estratégias Pedagógicas Inclusivas: Ensinando Divisão a um Estudante com Autismo . Revista Femass, 8(1). https://doi.org/10.47518/rf.v8i1.194

Edição

Seção

Artigos