Conversando sobre Laboratórios para o Ensino e Aprendizagem de Matemática

Autores

  • Ana Maria Martensen Roland Kaleff Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.47518/rf.v8i1.189

Palavras-chave:

Laboratório de Educação Matemática, Recursos Didáticos Artesanais, Laboratório Maker Sustentável

Resumo

Na presente narrativa, são apresentados vários tipos importantes de laboratórios para o ensino e a aprendizagem de Matemática tanto para a formação do futuro professor, quanto para a formação continuada de licenciados em Matemática e pedagogos. Inicialmente, é enfocada a fundamentação teórica, sob a perspectiva da Educação Matemática, que embasou a atuação da autora junto aos cursos de Licenciatura e de formação continuada de professores de Matemática, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Relata-se sobre os tipos de laboratórios geralmente encontrados no âmbito educacional: Laboratório de Matemática, Laboratório de Educação Matemática e Laboratório Make. Este é interligado a um tipo especial denominado de Laboratório Maker Sustentável e, como exemplos, são apresentados dois ambientes que foram fundados pela autora e estiveram sob sua coordenação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

19/12/2024

Como Citar

Kaleff, A. M. M. R. (2024). Conversando sobre Laboratórios para o Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Femass, 8(1). https://doi.org/10.47518/rf.v8i1.189

Edição

Seção

Artigos